Chá de realidade...

Euna Britto de Oliveira

Lá vem a morte
Com a foice afiada!
Vem pra cima de todos!!!...
Não há como se esconder
De tão certeiro destino!...
Dom Pedro I disse que ia ficar,
E ficou!
Depois, foi pra Portugal.
Veio a morte
E lá mesmo o ceifou...
São Francisco de Assis chama-a de irmã.
Entre os índios, quem a afasta é o xamã.
Morrer pra quê?
Na lógica de Deus, que é diferente da nossa,
Quando Ele chama,
Morre-se para viver mais!...
Se bem preparado,
Melhor!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BH, 16/07/2014

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que é Xamã:

Xamã (shaman em inglês) é um sacerdote tradicional do xamanismo que possui contato com o mundo dos espíritos, demonstrando particular capacidade de profecia ou cura. Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes.

Segundo a crença, o xamã é o líder inspirado pelos espíritos para conduzir as cerimônias do xamanismo. É o sacerdote que, durante os rituais xamânicos, entra em estado de transe, conseguindo penetrar em reinos sobrenaturais e encontrar soluções para os problemas de uma pessoa ou grupo. Normalmente há cânticos, danças e a utilização de instrumentos musicais durante os rituais xamânicos.

Tradicionalmente, a pessoa que demonstra profundo conhecimento da natureza humana, que age com sabedoria, que vive em harmonia e transmite bons ensinamentos, pode ser escolhido pelo seu povo para os representar como xamã. Cada cultura tem uma forma diferente de reconhecer um xamã, podendo ser alguém do sexo masculino ou feminino.

Antigamente, quando se reconhecia em uma criança (geralmente menino) capacidades para ser um futuro xamã, havia uma consagração e dava-se início a um treino que durava muitos anos. Nesse processo a criança recebia objetos simbólicos como tambor, ossos, dentes e outros artigos de metal para lhe acrescentar poderes especiais.

Nas tribos indígenas brasileiras o pajé é o xamã da sua tribo.

Envie este Poema

De: Nome: E-mail:
Para: Nome: E-mail:
Sinceros agradecimentos pela preservação da Autoria.